sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O que é a MASSAGEM?

Boa tarde :)

Sabe o que é Massagem? De onde surgiu? Os seus benefícios?

A palavra “massagem” tem as suas origens palavra grega "masso" que significa amassar, pelo que podemos interpretar a massagem como o processo de “amassamento” que se executa nos músculos.

A Massagem é, hoje em dia, uma das mais populares actividades relacionadas com a saúde. Pratica-se em grupos e institutos de relaxamento, em centros de repouso e como terapia para tratar lesões muito diversificadas, assim como os problemas derivados das tensões quotidianas impostas pelo modo de vida actual.

O acto de dar uma massagem tem um profundo significado tanto para quem a dá como para quem a recebe: oferece a ambos a experiência do tacto, o movimento e a energia, que se associam com o bem-estar da pessoa.

Os benefícios físicos e psicológicos da massagem foram reconhecidos e valorizados deste a Antiguidade. Os primeiros médicos, que trabalhavam com os conceitos muito limitados das funções corporais, utilizaram a massagem de uma forma muito eficaz no tratamento do cansaço, da doença e das lesões.

A massagem e outras terapias alternativas estão a viver um renascimento, que pode dever-se em parte ao regresso aos valores “naturais” como reacção ao stress da vida moderna, embora exista também uma crescente rejeição do carácter desumanizado da actual assistência da saúde.

Actualmente, existem inúmeras técnicas que variam tanto na sua execução como nos resultados esperados.

Portanto, podemos considerar como massagem todas as operações de roçar, friccionar, amassar, bater ou espremer que se efectuam numa zona ou na totalidade do corpo para nele provocar reacções directas ou reflexas de efeito terapêutico ou estético.

Seja qual for a técnica que se aplique, a finalidade é sempre a mesma: beneficiar o doente – este resultado obtém-se graças ao fato de os neurónios do nosso organismo estarem ligados de uma maneira que formam uma rede.

Embora os efeitos concretos dependam do tipo de massagem utilizado, em geral servem para prevenir, tratar e melhorar certas patologias, como o stress, contraturas, edemas, tensão muscular, tensão nervosa, tendinite, entorses, cãibras, lumbago, etc.

Há casos em que se desaconselha a utilização de massagem, por exemplo, nas fases críticas de algumas patologias como tromboses e embolias arteriais, inflamações linfáticas, reumatismos agudos e flebites.

Actualmente, a prática da massagem revelou-se como um dos meios terapêuticos de maior eficácia e que ajuda a completar o trabalho de médicos e preparadores desportivos. Os profissionais especializados encontram-se em centros hospitalares, ginásios, clubes desportivos, gabinetes, etc.

Todos precisamos de sentir o contato físico dos outros. Somos seres perceptivos que necessitamos do calor do contacto, pois sem ele careceríamos do poder de comunicar, de dar e receber.

Julga-se que a massagem é um luxo e só se recorre a ela quando se precisa. No entanto, tendo em conta o aumento das doenças relacionadas com a tensão e o stress, a massagem e qualquer terapia manual devem ser adotadas e integradas na vida diária e têm de ser consideradas como parte da medicina preventiva.

A massagem proporciona-nos o meio de fazer frente a um dia de trabalho contínuo e às pressões quotidianas. Para a grande maioria de nós, a rigidez e a dor são uma forma de vida a que nos habituámos e frequentemente não notamos que os nossos músculos estão tensos até ao momento em que damos ou recebemos uma massagem. A massagem pode significar uma viagem para a compreensão de nós mesmos, na qual nos será revelado o sentimento de estar relaxados e em harmonia, ao mesmo tempo que experimentamos o prazer de sentir que o nosso corpo pode respirar e mover-se com liberdade.

Resumindo:

É a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente em todo o corpo, para aliviar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão nervosa.

Com o passar dos anos, a massagem foi definida como: “O uso de diversas técnicas manuais que objectivam promover o alívio do stress, ocasionando relaxamento, mobilização de estruturas variadas, aliviando a dor e diminuição do edema prevenindo uma deformidade e promovendo um problema de saúde funcional numa pessoa que tem um problema de saúde específico.”

Diferentes Técnicas de Massagem:


  • Quiromassagem;
  • Massagem Zen;
  • Massagem Terapêutica e Desportiva;
  • Drenagem Linfática Manual;
  • Reflexologia Podal;
  • Ayurvédica;
  • Shiatsu;
  • Tui Na;
  • Massagem Californiana;
  • Massagem Com Velas;
  • Massagem com Pindas;
  • Massagem Com Bambus;
  • Massagem Tailandesa;
  • Entre outras.


Venha desfrutar e cuide do seu corpo e mente! O seu corpo agradece :)

Filipa Kong Damião





Sem comentários:

Enviar um comentário